Vida profissional: veja 6 dicas para seu início de carreira

Muitas pessoas, assim que se formam, já buscam conquistar seus lugares no mercado de trabalho. E há algo importante a se pensar nesse momento: agora, é você quem gerencia a própria carreira.

Pensando nos empecilhos e dificuldades que você pode encontrar nesse começo, separamos neste artigo dicas para o início de carreira. Confira abaixo como lidar com o seu futuro profissional!

1. Busque cursos para além da escola formal

Para se tornar um verdadeiro profissional é importante sempre fazer manutenções em seu aprendizado. Por isso, é preciso buscar cursos e formações para ganhar novas experiências e aumentar cada vez mais sua visão sobre a área em que pretende atuar.

William Bridges, importante autor, orador e consultor organizacional americano, diz que, antigamente, no mundo dos empregos, os cargos eram “compartimentos”, e cabia aos colaboradores apenas ajustar-se a eles.

Porém, ocorreram grandes mudanças entre os consumidores, o mercado e, principalmente, entre as novas tecnologias que cada vez mais se destacam no cotidiano das empresas.

Por isso, hoje em dia é necessário adaptar-se, investir, fazer novos cursos, para se apresentar como um profissional dinâmico e adaptável desde o começo de sua carreira.

2. Invista e melhore suas habilidades

Planejar-se é essencial para que seja garantida a qualidade profissional em todas as fases de sua carreira. Por essa razão, é importante que você assuma as responsabilidades do seu futuro profissional. Ou seja, invista em suas próprias habilidades, pensando em suas necessidades e expectativas para o futuro.

Desenvolva-se e invista em si mesmo. Alie suas perspectivas a sua carreira. É preciso estar disposto a pensar e reformular aspectos profissionais que precisam ser aprimorados ou acrescentados.

3. Desenvolva suas competências comportamentais

Quando pensamos em comportamento, expandimos as habilidades para muitos lados além da competência técnica. Podemos começar pensando no autoconhecimento: é importante conscientizar-se sobre seus pontos fracos e fortes.

Fazer um levantamento sobre si mesmo definirá quais habilidades comportamentais devem ser desenvolvidas para que seus objetivos sejam atingidos.

Assim, ao aprimorar as competências comportamentais, você poderá aperfeiçoar suas relações interpessoais, comunicando-se bem, demonstrando empatia e transmitindo uma imagem de inovação.

4. Pondere suas ações na internet

No atual cenário, não há como – e nem seria sensato – se desligar das redes de comunicação. Porém, é necessário pensar em como sua imagem é transmitida para as outras pessoas. Nas redes sociais, em especial, é importante pensar nisso.

O que é postado, dito ou compartilhado nas redes sociais reflete em muitos aspectos da vida profissional e nas relações que você estabelecerá através desta. Então, a ideia é aprender a usar as redes sociais a seu favor. Procure manter uma presença positiva na internet.

5. Busque projetos de voluntariado

O trabalho voluntário traz diversos benefícios tanto para o bem-estar do voluntário quanto para sua imagem. É uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, além de ser uma questão de conscientização.

As atividades voluntárias são importantes para o desenvolvimento das interações pessoais, da criatividade e, claro, também aumentam a experiência dentro de variados campos de trabalho.

Além do mais, o trabalho voluntário também auxilia na construção de novas relações e no aumento das redes de contato, ponto extremamente relevante para que está no início da carreira.

6. Procure por testes ocupacionais

A intenção aqui é descobrir com quais profissões você tem mais afinidade. Pensando dentro do âmbito social, sempre temos que fazer escolhas, e algumas necessitam de um pouco mais de dedicação e orientação.

A confusão no momento de escolher a carreira profissional acontece com a maioria dos jovens. Por isso, é importante que você escolha sua profissão de acordo com suas condições sociais, habilidades e interesses que sempre o encorajaram.

O teste ocupacional é um grande auxílio nesse momento. É por meio dele que você poderá filtrar quais cursos pode ajudá-lo cada vez mais em sua carreira. Portanto, não tenha medo de investir.

Gostou das nossas dicas para o início de carreira? Gostaria de saber como podemos ajudá-lo? Então, confira aqui as profissões que mais se adéquam ao seu perfil ocupacional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>