Saiba como melhorar seu currículo em 4 passos

Se você está à procura de emprego e independência financeira, com certeza já se perguntou como melhorar seu currículo, principalmente se ainda não tem nenhuma experiência profissional e essa seja sua primeira procura por emprego. Mas, não se preocupe, existe solução para isso

O segredo é manter a coerência e a objetividade no que foi colocado, procurando sempre valorizar qualquer aprendizado ou experiência que possa fazer você se destacar em relação aos demais entrevistados.

Por meio de algumas dicas simples, é possível oferecer ao recrutador as informações que ele realmente estará interessado em saber. Sendo assim, confira, a seguir, 4 passos para melhorar seu currículo.

1. Entenda a função de um currículo

O currículo é o seu primeiro contato com a empresa. Por isso, existem algumas preocupações e estratégias que devem ser tomadas para valorizá-lo até chegar às mãos de quem vai avaliá-lo. 

Qualquer setor de RH será o mais criterioso possível sobre quem convoca para entrevistas e, mais ainda, sobre quem seleciona para ocupar uma vaga. Por isso, tenha em mente algumas questões básicas.

Formatação

Formate o seu currículo adequadamente e de maneira organizada e apresentável. O seu marketing pessoal começa aí.

Linguagem

Tenha muito cuidado com erros de português e digitação, bem como frases iniciadas com letras minúsculas. Padronize, também, o espaçamento. Além disso, não peque por uma linguagem técnica demais e pouco atrativa — frases curtas e fortes ajudam a enfatizar suas qualidades.

É preciso que você saiba o que realmente quer e foque a linguagem do documento para a posição almejada. Se preciso, crie um currículo para cada uma das vagas pretendidas.

Revisão

Revise tudo antes de enviar: tanto a formatação quanto o conteúdo. Se possível, mostre a alguém mais experiente e veja qual foi a impressão. Outro ponto importante para se ter em mente: não minta, nem aumente seus resultados. O recrutador é uma pessoa formada para identificar sua real capacidade.

2. Invista em cursos profissionalizantes e de idiomas

Se você ainda é uma pessoa com pouca experiência profissional, terá que buscar formas de aprimorar os seus conhecimentos. Nesse sentido, o melhor custo-benefício é investir em cursos profissionalizantes e de idiomas.

Você não levará muito tempo para concluí-los e logo poderá incluir esse diferencial em seu currículo para encontrar bons trabalhos. 

3. Demonstre interesse em contribuir e aprender

Esse passo serve para todos, mas, sobretudo, para quem está iniciando a carreira profissional. Se você ainda não tem condições de bancar uma formação específica, é possível desenvolver trabalhos voluntários ou mesmo ingressar em algum curso online gratuito. 

Ainda que essas alternativas não tenham o mesmo peso de cursos profissionalizantes e de idiomas, podem ser um diferencial em relação aos outros candidatos.

Todavia, se for o caso, deixe claro que ainda não tem experiência, mas que deseja contribuir e aprender com a empresa. É melhor evitar falsas promessas que podem fechar as portas, definitivamente, se descobertas.

4. Organize as informações para melhorar seu currículo

O recrutador sempre dará preferência a currículos que estejam bem formatados e com informações claras sobre o que o candidato pode fazer para colaborar com a empresa. 

Para facilitar o trabalho do RH, tome as seguintes medidas:

  • organize seu currículo por categorias: formação, experiência profissional, cursos complementares, idiomas e, ao final, coloque data;
  • deixe claro em qual período foi seu curso ou experiência profissional;
  • não fique tímido: sinta-se livre para apresentar os resultados obtidos;
  • evite informações sobre sua personalidade: ao ser chamado para uma entrevista, você terá a oportunidade de descrevê-la apropriadamente. 

Se você gostou das nossas informações sobre como melhorar seu currículo, aproveite para curtir a nossa página no Facebook. Estamos sempre postando os melhores conteúdos sobre o mundo profissional e você não pode ficar de fora dessa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>