O que fazer para passar em uma entrevista de emprego? Confira dicas!

Se você está em busca de trabalho e já aprendeu a preparar o seu currículo, agora só precisa saber o que fazer para passar em uma entrevista de emprego!

Por meio de atitudes simples e uma conduta profissional correta, é totalmente possível ter sucesso e alcançar a tão sonhada vaga no mercado. 

Se você já conseguiu ser convocado para uma entrevista, anime-se! Se esse momento ainda não chegou para você, continue focado e esteja pronto quando a oportunidade chegar. Confira as nossas dicas a seguir e prepare-se!

Controle a ansiedade

Sua primeira reação ao ser chamado para uma entrevista de emprego é, certamente, se sentir animado e entusiasmado. Porém, a medida que a data vai se aproximando, é muito comum também ficar ansioso.

Isso acontece porque temos medo de fracassar em algo que nos dedicamos tanto para conseguir. A boa notícia é que adotando as atitudes corretas você pode diminuir a sua insegurança e, consequentemente, a sua ansiedade.

Conheça bem o seu currículo

Na entrevista, como a própria palavra sugere, você será questionado sobre suas habilidades profissionais e também pessoais. Por isso, procure rever sua trajetória e relembrar os pontos mais importantes e que merecem destaque.

Se você não passar convicção sobre aquilo que vivenciou, pode parecer que está inseguro quanto a sua capacidade ou até mesmo mentindo. 

Releia e reveja seu currículo diversas vezes, buscando clareza e firmeza dos seus pontos mais positivos e que podem ser aplicados no futuro cargo.

Prepare-se para perguntas surpreendentes

É muito importante reler seu currículo para passar segurança e, assim, causar uma boa impressão no recrutador. Porém, o profissional de recursos humanos também pode querer saber outros detalhes sobre a sua vida e personalidade que não estão no currículo.

Algumas dessas possíveis perguntas são:

  • quais são os seus pontos fortes? E seus pontos fracos?
  • por que deveríamos te contratar?
  • o que você faria se fosse o único sobrevivente de uma catástrofe?
  • qual é o seu emprego dos sonhos?
  • como você se vê daqui a 5 anos? E em 10 anos?

Sim, as perguntas podem ser tanto objetivas quanto abstratas, e todas elas servem para testar seu caráter e sua criatividade ao lidar com o inesperado. Por isso, pesquise sobre as possíveis perguntas, dinâmicas e testes.

Vista-se de maneira adequada

É inevitável abordar a questão dos trajes e da postura corporal se o objetivo é passar em uma entrevista de emprego. Justamente por ser tão importante, separamos algumas dicas mais específicas para te ajudar nisso.

Ao se vestir, considere os seguintes pontos:

  • conheça o perfil da empresa, se é mais formal ou casual;
  • respeite o seu próprio estilo, mas sem exageros;
  • discrição é a regra: por isso nada de roupas extravagantes ou decotadas;
  • durma e alimente-se bem: boa aparência é também ter um aspecto saudável.

Durante a entrevista, tenha a seguinte postura:

  • coluna, ombros e queixo eretos: nada de desleixo ou desânimo;
  • olhe o recrutador nos olhos, mas sem ser tenso ou agressivo;
  • pronuncie as palavras com clareza, para ser entendido e levado a sério no que diz;
  • e muito importante: desligue o celular! (ou avise que pode precisar atender em caso de urgência).

Pode parecer muito difícil conseguir uma vaga no mercado de trabalho, mas não há mistério. Basta seguir esses cuidados, manter-se atualizado e fazer escolhas alinhadas ao seu perfil profissional.

Se você gostou das nossas dicas sobre o que fazer para passar em uma entrevista de emprego, não deixe de curtir nossa página no Facebook. Estamos sempre postando os melhores conteúdos sobre vida profissional para você!