Dúvidas sobre como conseguir o primeiro estágio? Veja 5 dicas!

Devido às exigências de um mercado de trabalho altamente competitivo, os jovens estão buscando iniciar a carreira cada vez mais cedo, a fim de adquirir conhecimento e experiência. No entanto, não sabem como conseguir o primeiro estágio ou se comportar durante esse processo.

Sendo assim, para ingressar e alcançar a sonhada independência financeira, é importante considerar alguns pontos, que envolvem desde um currículo eficiente até a adequação da postura ao fazer uma entrevista. Pensando em esclarecer algumas dúvidas, selecionamos 5 dicas essenciais. Confira!

1. Defina a área de atuação

A dica inicial envolve uma análise, que deve ser feita por você a respeito de seus gostos, preferências e habilidades. Afinal, é necessário definir a área que gostaria de trabalhar. Para isso, faça perguntas como:

  • o que eu mais gosto de estudar?
  • quais são meus pontos fortes e fracos?
  • independentemente da remuneração financeira, quais atividades me proporcionariam bem-estar?

Caso não seja suficiente, realize testes vocacionais para se conhecer melhor.

Feito isso, pesquise sobre a área de interesse e procure saber mais sobre esse mercado. Dessa forma, será mais fácil selecionar empresas e setores específicos para seu perfil.

2. Crie um currículo adequado

Definida a área de atuação, é preciso desenvolver um currículo de acordo com suas habilidades, que exponha claramente seus objetivos, por exemplo, se a ideia é adquirir experiência, isso precisa estar explícito para o recrutador.

Vale ressaltar que esse documento será o contato inicial do empregador com você. Portanto, fique atento à ortografia para não causar uma impressão negativa.

Além disso, é importante acrescentar suas vivências, idiomas e cursos feitos fora da escola/faculdade. No entanto, insira somente experiências válidas e não invente qualificações, afinal, isso pode causar constrangimento ou, até mesmo, “queimar seu filme” em determinadas empresas. Lembre-se também de incluir suas informações básicas de contato, como números de telefone e e-mail.

3. Visite feiras de estágios

A terceira sugestão de como conseguir o primeiro estágio são as feiras, locais onde podem surgir oportunidades para conhecer novas empresas e pessoas importantes no ramo. Portanto, é uma chance para começar a criar uma rede de contatos e distribuir currículos.  

Nas feiras de estágio é possível assistir palestras com integrantes de cada organização, tirar dúvidas, interagir por meio de dinâmicas e visitar stands para saber mais sobre a área que você deseja atuar.

Além disso, é de grande valia investir em cursos profissionalizantes, que são capazes de oferecer uma boa base técnica para o ingresso no mercado de trabalho e a construção da carreira.  

4. Conheça a empresa

Conhecer a empresa a qual está se candidatando para uma vaga é uma boa forma de saber se ela atende às suas expectativas e, também, uma maneira de demonstrar interesse. Por isso, é essencial pesquisar sobre sua história, trajetória, tamanho e segmentos.

Sendo assim, caso seja selecionado para uma entrevista, você estará atento às normas e condutas da instituição e saberá como deve se comportar e vestir, de acordo com o grau de formalidade exigido.

5. Adote uma boa postura

Por fim, ao realizar o processo seletivo de uma empresa, além de demonstrar interesse procurando conhecê-la, é necessário seguir algumas sugestões para passar credibilidade.  

Dessa forma, seja pontual, pois sua postura como trabalhador será avaliada desde o momento que chegar à entrevista. Estar confiante também é uma maneira de passar segurança para o empregador e mostrar que você está apto a realizar o trabalho. Por isso, caso tenha alguma pergunta ou dúvida, questione e demonstre interesse em aprender.

Por último, e não menos importante, seja sempre sincero em relação às suas habilidades e experiências. Desse modo, não se desespere ou desanime caso seu currículo não atenda aos requisitos da empresa, afinal, novas oportunidades sempre estarão abertas para pessoas que buscam corrigir as falhas e se dedicam.

Agora que conhece nossas dicas de como conseguir o primeiro estágio, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outros amigos também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>