Como escolher uma profissão? Saiba o que é preciso para decidir

Acertar na escolha profissional é um dos principais fatores que podem determinar sua felicidade no futuro. Algumas pessoas parecem saber naturalmente o que desejam exercer como profissão, mas para a maioria das pessoas essa é uma decisão bem difícil, que exige calma e muita reflexão.

Está perdido e não sabe como escolher uma profissão? Confira nossas dicas para tornar esse processo um pouco mais tranquilo para você!

Invista em autoconhecimento

As perguntas que você deve se fazer na hora da escolha são: Quem você é? Quais são as coisas que você gosta de fazer? Quais são as coisas que você faz com facilidade? Observe aquilo que te dá energia e motivação.

Pegue uma folha de papel e anote todas as suas características, habilidades, todos os valores e coisas que você considera imprescindíveis no seu futuro profissional.

Faça testes vocacionais, invista em um psicólogo especializado ou em coaching. Existem profissionais preparados para auxiliar nessa escolha e tornar esse momento um pouco mais leve. Não hesite em procurá-los! Todos os caminhos que aprofundem o autoconhecimento são bem-vindos nessa fase.

Estude o mercado de trabalho

Depois de ter uma ideia de quem você é, está na hora de estudar as suas possibilidades. Dentre as diversas atividades possíveis, quais são as duas ou três que mais se encaixam no seu perfil?

Leia sobre as suas opções: Quais são as grades curriculares desses cursos? Quais as possibilidades profissionais e campos de atuação que elas proporcionam? Busque conversar com pessoas que estejam atuando nessas carreiras, para ter uma ideia mais realista da sua escolha.

Outra boa atitude na hora de escolher um curso, é visitar uma instituição e conversar com os professores. Essa é uma ótima maneira de ter uma noção daquilo que será aprendido, mas também das possibilidades e histórias de sucesso daqueles que já se formaram.

Analise como a profissão almejada se insere no mercado de trabalho, sua remuneração e as vagas disponíveis. Mas tenha atenção! Não se deixe levar apenas pelo mercado para não tomar uma decisão equivocada. As profissões que são mais bem remuneradas hoje, podem deixar de ser amanhã.

Saiba que nada é para sempre

Não tenha medo de fazer a opção errada! Mesmo que você escolha um curso ou profissão que não traga a felicidade esperada, saiba que você pode mudar os rumos da sua carreira a qualquer momento.

Caso esteja no início da faculdade e não esteja animado, mude de curso. Caso já tenha terminado e visto na prática que a área não tem nada a ver com você, faça uma segunda faculdade ou procure um emprego em outro campo.

A escolha profissional é uma decisão muito importante, mas que pode levar tempo. Trata-se de uma etapa de construção do autoconhecimento, que põe à prova nossa relação com o mundo.

Respeite seu tempo, pense em algumas coisas que você precisa saber antes de entrar na faculdade e não hesite em tentar. Muitas vezes só sabemos de nossas capacidades diante de novas experiências.

Continua sem saber como escolher uma profissão que tenha tudo a ver com você? Que tal começar fazendo nosso teste vocacional para descobrir os cursos que têm a sua cara?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>