5 dicas de concentração para o estudo render mais

Concentração é a capacidade natural que todo ser humano tem de ignorar tudo aquilo que é descartável em determinado contexto, selecionando apenas as informações mais relevantes.

Parece muito simples, mas com tantos estímulos, temos perdido cada vez mais nossa capacidade natural de foco. E quando isso acontece bem na hora de estudar, justamente quando estamos construindo o início da carreira, pode ser muito frustrante!

Sabemos o quanto é fundamental nos concentrarmos nos estudos para termos um bom desempenho na aprendizagem de novos conteúdos, mas você sabe o que fazer quando a concentração simplesmente não vem?

Calma! Preparamos 5 dicas de concentração pra te ajudar a aproveitar todo o potencial que você tem dentro de você.

1. Tenha uma rotina de estudos

Crie um ritual antes de começar a estudar e o repita diariamente. Pode ser beber um copo d’água, alongar o corpo ou cantar uma música para elevar a autoestima. Seu cérebro vai começar a entender: é hora de se concentrar que lá vem conteúdo!

Divida o seu tempo em pequenos blocos de estudos

Lembre-se: uma disciplina por vez. Porém, alterne as formas de estudo intercalando leituras, exercícios, revisões e cursos para que o estudo não se torne monótono.

Escreva os conteúdos estudados e os revise

Dê preferência para a escrita manual, pois ela ativa mais redes neurais durante o processo. A revisão dos conteúdos deve ser feita, sempre que possível, em voz alta. Certamente aliando processos de aprendizagem e produção você manterá uma maior concentração e memorizará os conteúdos estudados com mais facilidade.

Quando for estudar em grupo é importante já ter o conteúdo bem memorizado. Seja a pessoa que explica os conteúdos. É uma ótima forma de você medir o seu desempenho. Mas quando for começar a estudar prefira estudar sozinho.

2. Não seja um multitarefas

A neurociência nos diz que nosso cérebro processa apenas uma informação por vez. Então, pode ter certeza, quando estamos fazendo duas ou três coisas ao mesmo tempo, não estamos extraindo o máximo de proveito de cada tarefa. 

Desconecte-se das redes sociais, fique longe de e-mails e mensagens e desligue os aparelhos eletrônicos. E se você só consegue estudar ouvindo música, opte pelas clássicas. Esta é uma das grandes dicas de concentração que muitos utilizam.

3. Tenha um lugar específico para estudar

Uma cadeira confortável e uma mesa limpa e bem organizada podem parecer dispensáveis, mas são grandes aliadas na hora de estudar. Seu ambiente de estudo é o reflexo da sua concentração. Coloque em cima da mesa apenas o que você vai estudar nas próximas horas, pois é preciso estar livre de distrações.

Quando temos muitos estímulos ao nosso redor, desenvolvemos uma falsa impressão de urgência que acaba gerando ansiedade. E ansiedade é o extremo oposto de concentração.

4. Tenha hábitos saudáveis

É importante que você durma pelo menos 8 horas por noite, pois a sonolência pode ser uma grande vilã para nossa concentração.

Também é essencial que você tenha uma alimentação balanceada e faça exercícios físicos regularmente. Comer alimentos com ômega 3 e alongar o corpo entre uma bateria de estudos e outra é uma dica de grande valia.

Além disso, afaste pensamentos negativos. Sabemos que é um desafio, mas você precisa tentar. Use estratégias de controle do pensamento quando bater a ansiedade e diga para si mesmo “Concentre-se”, “Vai dar tudo certo”, “Você vai conseguir aprender a matéria”.

5. Quebre a rotina

Parece contraditório, não é mesmo? Mas essa dica é realmente necessária. Estudar é ótimo, mas respeitar o seu tempo e ser flexível é fundamental. Faça programações realistas para que você não desanime no meio do processo. O estudo com concentração é construído diariamente.

Quando estiver muito cansado saia para caminhar ou faça outra atividade de que você goste. Prefira ambientes naturais que ajudam a descarregar e a renovar as energias. Uma simples caminhada pode te render energia para horas de estudo.

E aí? Gostou das nossas dicas de concentração? Quer saber mais sobre o tema? Segue a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook e no YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>